Mais

    Roller Freestyle, bem vindo ao distrito de Setúbal!

    Se procuras diversão, convívio e competição junta-te à nossa tribo!

    A crescente base de praticantes do Roller Freestyle, aliado ao nosso compromisso para com o desenvolvimento das modalidades patinadas é, motivo mais do que suficiente para dar início a este projecto com a realização do I Torneio APS Roller Freestyle - Street Park. Patina connosco, patina a SUL!

    Objectivo do Torneio

    O propósito essencial do torneio é o convívio entre os praticantes e ex-praticantes, mantendo o espírito livre, com regras simplificadas, na busca de uma competição saudável e fomento do espírito de grupo que deve unir todos os amantes da patinagem.

    Inscrição e Participação

    Podem participar patinadores federados e não federados. As inscrições devem ser feitas utilizando o formulário disponibilizado para o efeito no portal da apsetúbal, www.apsetubal.online, Roller Freestyle até às 23 horas de dia 05/09/2021.

    Escalões Etários

    Os patinadores classificam-se em categorias, de acordo com os escalões etários seguintes:
    Categorias | Masculino|Feminino
    Sub 10 | 4 - 9 anos
    Sub 14 | 10 - 13 anos
    Sub 19 | 14 - 18 anos
    Sénior | 19 - 29 anos |+ 19 anos
    Master| + 30 anos | -

    MASTER: O patinador com mais de 30 anos que deseje participar na categoria Sénior, poderá requerer a sua incorporação nesse escalão no formulário de inscrição.

    Variantes e Formato

    Roller Freestyle – Street Park
    Formato:
    O campeonato, na qualificação terá o formato de 2 rondas de 45 segundos por patinador em que o somatório da média das 2 rondas ditará a classificação por cada escalão.
    Os patinadores serão avaliados pelo conjunto de 3 jurados baseados em: Dificuldade, Criatividade e Consistência.
    No dia 11 serão realizadas as eliminatórias de acesso à final que terá lugar no dia 12.
    Os 10 patinadores melhores classificados nas categorias transitam para a final. A final será disputada em 3 rondas de 45 segundos por patinador e contará a melhor das 3 rondas para apurar o vencedor por escalão.
    No final do dia 12, após apuramento dos vencedores do campeonato, irá decorrer o “Best trick”, em sessão aberta a todos os inscritos num único local a designar.

    Critérios de Ajuizamento

    Ajuizamento global
    Cada juiz avalia o desempenho geral da "Round" de acordo com sua impressão sobre os diferentes critérios definidos:
    0-20 Mau: poucas manobras, ronda sem continuidade, quedas frequentes. Estilo médio ou ruim.
    20-40 Fair: poucas manobras, alguma continuidade na ronda, poucas quedas. Meio estilo.
    40-60 Bom: Várias manobras de baixo nível técnico, continuidade na ronda, alguns caem. Estilo bom ou médio.
    60-80 Notável: Várias manobras de baixo-médio-alto nível técnico, continuidade na ronda ou inclui originalidade, pequenos defeitos ou queda. Bom estilo.
    80-90 Excelente: quantidade significativa de manobras de nível médio-alto, velocidade, originalidade e continuidade na ronda, algumas pequenas falhas e sem paragens. Estilo limpo.
    90-100 Supremo: quantidade significativa de manobras de alto nível, velocidade, originalidade e continuidade na ronda, sem falhas ou quedas. Estilo limpo

    Horários da prova

    11|Setembro
    Credenciação » 10h30
    Treinos » 11h00 - 12h30
    Qualificação » 15h00

    12|Setembro
    Treinos Finais » 11h00 - 12h30
    Finais e Best Trick » 15h00
    Entrega de Prémios » 17h30

    Sobre a modalidade

    Roller Freestyle é uma modalidade que engloba várias disciplinas com um objetivo comum de executar manobras nos diferentes obstáculos em que o patinador com sua destreza técnica é capaz de “rolar” ou deslizar com seus patins inline(em linha) ou patins Quad(paralelos). Assim, dependendo da envolvente onde o patinador se encontra, podemos distinguir entre as diferentes disciplinas as variantes: Street Park, Real Street, Rampa.

    Street Park - disciplina praticada no Skatepark, Street Plaza e Flowpark

    O skatepark é uma área composta por elementos que reproduzem o mobiliário urbano, tais como corrimão ou lancil, incluindo elementos de lançamento(rampas), ou de salto que permite fazer um conjunto ordenado, encadeando diferentes gestos de forma fluida.

    Real Street - disciplina praticada nos seguintes locais

    A Street Plaza é uma área da rua que reproduz uma praça pública com elementos que reproduzem da forma mais fiel possível o mobiliário urbano desprovido de elementos de lançamento (rampas) ou saltos. O Flowpark é uma área composta por elementos baseados em movimento, portanto, pode ser desprovida de elementos deslizantes.

    Rampa - disciplina praticada nos seguintes tipos de instalações

    Mini Rampa, rampa cujo raio de curvatura é maior que sua altura. Half pipe, rampa cujo raio de curvatura é menor que a altura da plataforma e as curvas se estendem na vertical. Mega Ramp ou Big Air Jump Roll in, rampa com altura mínima de 6m, provida de lançadeira e inclinação proporcional à sua altura e velocidade. Junção curva boleada entre a plataforma ou uma extensão com uma das curvas da rampa. Bowl, o seu acesso é normalmente ao nível do solo, caracteriza-se por ser uma área de rampas onde toda a área interrelacionada

    Definição de rondas ou "Round"

    Ronda ou "Round"
    Uma ronda caracteriza-se por um tempo durante o qual cada competidor dispõe do skatepark ou Rampa de forma individual. Durante o seu tempo, o competidor executa livremente todo o tipo de manobras. Aplicável na disciplina de Rampa e Street Park com baixa participação de competidores.

    Best trick
    O "Best trick" caracteriza-se pelo tempo durante o qual, cada competidor ou grupo de competidores da mesma categoria dispõe de elementos individuais, de parte ou totalidade do skatepark. Durante a sua ronda, os competidores procuram realizar uma ou mais manobras com êxito.

    A nossa equipa

    A modalidades da patinagem na Associação de Patinagem de Setúbal estão organizadas por comités, sendo o Roller Freestyle gerido pelo comité de patinagem de velocidade, contando com os seguintes membros

    Fábio Fragoso

    Vice-Presidente do Comité de Patinagem de Velocidade, Roller Freestyle e Skate

    Pedro Pinto

    Membro do Comité de Patinagem de Velocidade, Roller Freestyle e Skate