Campeonato europeu de RollerFreestyle em Sesimbra

0
326

Maria Muñoz e Nils Jansons coroados Campeões Europeus de RollerFreestyle

Maria Muñoz de Espanha e Nils Jansons da Letónia, em masculinos, são os novos campeões europeus de roller freestyle. A competição, que decorreu este fim de semana no Skate Parque Ausgusto Pólvora, na Maçã, reuniu cerca de 50 atletas de nove países.

A prova foi marcada pela grande competitividade e muita adrenalina, organizada pela Word Skate Europe e Federação de Patinagem de Portugal, contou com o apoio da Associação de Patinagem de Setúbal e da Câmara Municipal de Sesimbra.

Para a campeã europeia, que detém também o título de campeâ do mundo, foi um prazer participar no evento, estar em Sesimbra, uma terra que a conquistou e à qual promete voltar. Na sua opinião: “A organização foi perfeita, tivemos horários muito pontuais para treinar, foi tudo perfeito. Gostei de escolher a minha canção para a ronda, que me correu muito bem e no final fiquei no primeiro lugar, o que para mim e para a minha equipa foi um triunfo. Fiquei muito contente!”.
Também o campeão europeu de roller freestyle, Nils Jansons, feliz com o título alcançado, mostrou-se rendido à beleza do concelho, ao clima e claro à organização do evento, afirmando que: “Gostei muito de todos os momentos da competição. Correu bem… Feliz por conseguir fazer todas as minhas manobras e ganhar o ouro. Sinto-me bem, mas tenho de continuar a ser humilde e a trabalhar porque amanhã é um novo dia para todos nós continuarmos a patinar e a divertirmo-nos.
Já para o Presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Luís Sénica, Sesimbra tem todas as condições para a prática desta modalidade: “O balanço é positivo! Nós tínhamos a noção, de alguma forma, daquilo que íamos tentar fazer aqui. O “feedbacks”, essencialmente dos Riders, são muito positivos. Fizemos algo que me parece um pouco fora da caixa, com segurança, com qualidade. Tudo muito bem organizado e eu creio que demos também um passo em frente naquilo que é a divulgação deste desporto em Portugal e também no contexto europeu. Foi muito importante para nós fazermos uma prova exclusiva de “Street”. Foi muito importante a adesão dos países, foi muito importante a adesão também do riders. Isto agora, como em tudo na vida, para além da divulgação que vamos fazer, o “boca a boca”, principalmente nestes desportos, neste contexto, onde é muito relacional e onde é muito social, certamente vai passar. Subimos aqui um pouco a exigência da World Skate Europa na organização, mas isso é bom para o futuro!”
Para o vereador José Polido, este evento é sinónimo de orgulho num município bastante ativo na promoção das modalidades desportivas para todos. “Sabemos receber, e espero que eles vão daqui com vontade de voltar… Estamos contentes pelo evento ter decorrido sem incidentes, atendendo a que estamos a falar de patins e que podia eventualmente acontecer. Correu tudo às mil maravilhas e nós estamos muito orgulhoso do trabalho”.
Quanto à Associação de Patinagem de Setúbal, parceira de organização desde a primeira hora, empenhou-se fortemente para que acrescentasse valor à já exigente organização, atendendo ao trabalho desenvolvido anteriormente, onde neste mesmo espaço organizou um evento de Roller Freestyle com cerca de 40 atletas nacionais, numa tentativa de divulgação e promoção, aproximando os amantes desta disciplina da sua vertente desportiva e da necessidade de criar estrutura organizativa que permita manter um circuito competitivo regular aos promissores atletas portugueses de modo a que estes, possam também, aceder às competições de topo europeu e mundial.